O que é Nutrição Materno Infantil?
Tem a ver com promover a saúde das pessoas a longo prazo e ajudar a viverem melhor neste mundo….
É possível se preparar para gerar uma nova vida, nutrir esse novo ser para estimular o seu desenvolvimento, evitar doenças, reduzir o uso de medicamentos e internações em todas as fases da vida.
No atendimento clínico o Nutricionista Materno Infantil realiza Avaliação Nutricional da tentante ou mãe e criança, relembra a história familiar e clínica, elabora estratégias para melhorar e manter a saúde, cuida e acolhe as incertezas, transforma em boas as atitudes nutricionais por meio do planejamento e demonstração de possibilidades de alimentação adequada. O resultado é a saúde e bem-estar da família na prática de todas as atividades do dia a dia.
A Nutrição Materno Infantil engloba a fase de preparação para a gestação que envolve o casal, com indicação de exames, escolha de alimentos com potenciais antioxidantes e saudáveis, alimentos com pureza em relação aos aditivos químicos, com riqueza de nutrientes, compostos químicos anti-inflamatórios e que aumentam a fecundidade da mulher. O intuito é estabelecer a saúde da família e permanecer com os níveis séricos normais nas células sanguíneas. Para isso, é necessário também a prática de atividade física, para manter níveos de massa muscular, melhorar a qualidade dos hormônios e alcançar essa meta de saúde mais rapidamente.
Na gestação, a atenção é voltada para a saúde e bem-estar de mãe e filho, para a redução de riscos e maior conforto possível durante os próximos 9 meses. Com isso, é possível prevenir o aparecimento de doenças, o baixo crescimento fetal, a prematuridade, o baixo peso ao nascer, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, entre outros. Nesse período é tratado sobre higiene, percepção das manifestações e modificações do corpo, preparação do peito e lactação, peso corporal, hidratação, repouso, alimentos a evitar, suplementação, e claro, como prosseguir com a alimentação saudável diária na escolha dos alimentos, com combinações, preparo e quantidades.
Ao nascer, espera-se que a natureza ofereça a possibilidade do aleitamento materno, e caso necessite, já existem outras possibilidades como o banco de leite humano para receber e doar, ou o uso de fórmulas infantis, obedecendo as informações contidas no rótulo dos fabricantes. O acompanhamento nutricional é de extrema importância para o restabelecimento do peso e nutrição apropriada da mãe, assim como o aumento gradual do bebê em relação ao peso, crescimento, motricidade e cognição. É estabelecido através de estudos o uso do leite materno ou fórmula até os 6 meses de vida, sem a necessidade de outro alimento, nem mesmo água. Após os 6 meses de nascimento já é possível iniciar a introdução alimentar.

Atualmente, existem três técnicas para a apresentação dos alimentos ao bebê:
Tradicional, com alimentos em forma de purês;
Papas e amassados, o BLW – Baby Led Weaning que traz o estímulo da autonomia dos bebês, com cortes maiores dos alimentos e a pega com as mãos; e o
Participativo, que é uma junção dos dois primeiros.
Sempre observando a condição da criança referente ao interesse em se alimentar, maturidade na deglutição, posição do corpo, coordenação motora, cognição, entre outras características.
O Nutricionista Materno Infantil atua na avaliação nutricional, no planejamento do esquema alimentar, na frequência de refeições diárias (salgadas e doces), na ordem de apresentação dos alimentos, higiene, formas de preparo e a evolução de todo esse processo.
O sucesso do tratamento é a prática de um estilo de vida que evidencie a saúde e a formação de hábitos alimentares saudáveis para a família inteira durante a vida.
REFERÊNCIAS
LAPORTE, Anna Sylvia de Campos Motta; ZANGIROLANI, Lia Thieme Oikawa; MEDEIROS, Maria Angélica Tavares de. Prenatal and puerperium nutritional care from an integrality perspective in a city of Baixada Santista, São Paulo, Brazil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 20, p. 145-155, 2020.
LEITE, Tainara. Elaboração de um guia alimentar para a gestação. 2018.
MENDONÇA, Poliana Resende et al. AMAMENTAÇÃO GARANTE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA. 2019.
Texto por Larissa Squizatto, Nutricionista Materno Infantil.
No Responses